Para fechar as comemorações do mês de maio, a Prefeitura de Contagem promoveu um grande aulão, na praça da Glória, dedicado às mães que participam do Programa Contagem Ativa. A animação não faltou, na noite da última sexta-feira (24/5), reunindo mais de 2.500 alunos, além dos profissionais que atuam no programa.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, prestigiou a comemoração e falou da importância do programa para a qualidade de vida de quem vive e mora na cidade. “A vida é movimento. Movimento é vida. Exercício físico produz hormônio da felicidade e o que a gente quer é ser feliz. É nisso que investimos aqui na cidade, em qualidade de vida e bem viver”, comentou a prefeita.
"Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade
de vida à população, oferecendo gratuitamente
exercícios específicos para cada faixa etária."
Prefeita Marília Campos
Marília parabenizou toda a equipe de professores e profissionais envolvidos no programa e os alunos que tiram um tempo para o autocuidado. “O Contagem Ativa é um programa inclusivo, aberto a pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida à população, oferecendo gratuitamente exercícios específicos para cada faixa etária”, ressaltou.
A equipe formada por cerca de 50 profissionais, distribuídos em mais de 70 núcleos por toda a cidade,
leva saúde e bem-estar a mais de 3.000 pessoas - Foto Fábio Silva/PMC
O programa impressiona pelos números que o coloca como o programa com participação popular e promoção à saúde de toda a região. De acordo com uma das coordenadoras do Contagem Ativa, Luana Torres, atualmente ele reúne semanalmente mais de 3.000 pessoas, que participam das atividades nos mais de 70 núcleos espalhados pelas oito regiões da cidade, sempre de segunda a sexta-feira. Ao todo, o programa possui 50 profissionais, entre professores e estagiários. As manhãs são dedicadas às aulas de funcional, as tardes as de pilates, e as noites aulas de zumba, corrida e caminhada orientada.
O programa ainda conta com van da saúde, que monitora os dados dos alunos, por educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionista. Entre as centenas de participantes, estavam as três vizinhas que moram na região do Industrial. Em comum, além de viverem no bairro, elas se mostram fieis às práticas esportivas oferecidas pelo Programa Contagem Ativa.
Com apenas seis meses participando das aulas do Programa “Contagem Ativa”, a moradora do bairro Eldorado, Leila Valdemiro de Souza, 45, fez das idas às segundas e quartas ao núcleo do Big Shopping, uma prioridade, não abrindo mão delas por nada.
Segundo Leila, foi começar a praticar as atividades que todas as dores foram embora. “Eu estava muito sedentária, com muitos problemas de saúde. Depois que eu comecei a participar do Contagem Ativa, eu não sinto mais nada”, comemorou ela, fazendo um convite. “Quem não estiver participando, venha participar . O Contagem Ativa é muito bom, melhora tudo na sua vida, trazendo qualidade de vida, afinal sem exercícios físicos não dá para ficar e viver”.
Foto: Fábio Silva/PMC
A dona de casa, Aparecida Dias Oliveira, 53, contou que o programa de atividades físicas mudou para melhor a vida dela ao longo dos últimos anos. “Eu não sei por onde começar. Ele me ajudou muito. Emagrecimento, saúde, mente, diversão, tudo. Eu e todo mundo que faz não consegue ficar sem”, elencou ela ao lado de duas amigas, que juntas batem cartão sempre às segunda e quartas, das 19h às 20h, no CSU Amazonas, nas aulas de zumba.
As amigas Aparecida, Maria Geralda e Anísia não perdem nenhuma
aula do programa - Foto: Fábio Silva/PMC
“Faça chuva, faça sol, a gente não perde nenhuma aula e isso nos têm feito muitíssimo bem”, disse Maria Geralda Matos Andrade, 58, ao lado de Anísia Alves Diniz, 43, que completou: “Isso aqui é maravilhoso! Melhorei tanto minha saúde. Agora é um compromisso para o resto da vida”.